segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mini-Tornado

Notícia  de última hora (tirada daqui)!
Ou melhor, só agora é que tomei conhecimento disto:


Ventos verticais levantam telhados nos Fenais da Luz (São Miguel)


"Um fenómeno meteorológico invulgar, ventos fortes verticais, arrancaram telhados em cerca de duas dezenas de moradias ao início da tarde nos Fenais da Luz. Duas famílias têm que ser realojadas. 
Ao início da tarde ventos fortes, verticais, sugerindo o que parece ser a acção de um mini-tornado, arrancou telhas em residências na orla marítima da freguesia dos Fenais da Luz, concelho da costa norte de Ponta Delgada, em São Miguel.

O vento forte que se fez sentir hoje nos Fenais da Luz e em S. Vicente Ferreira destruiu parcialmente os telhados de cerca de 20 moradias nestas duas freguesias do concelho de Ponta Delgada, em S. Miguel, Açores. 

"O mini tornado ocorreu cerca das 12:40 (13:40 em Lisboa), com ventos fortes e localizados que levantaram algumas telhas em cerca de 20 moradias", afirmou Emanuel Sousa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. Neste momento estão a ser efectuados levantamentos dos estragos e a avaliação da segurança das moradias afectadas. Emanuel Sousa, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada já declarou que o mau tempo não provocou danos pessoais. Patrícia Navarro, do Instituto de Meteorologia, admitiu à Lusa que pode ter ocorrido naquela zona da ilha de S. Miguel um tornado, mas frisou que a situação ainda está a ser analisada. "Há uma depressão que está a afetar os grupos Central e Oriental e, nestas linhas de instabilidade, formam-se núvens de grande desenvolvimento vertical, que dão origem a fenómenos que podem ser tornados ou outros", afirmou a meteorologista. Os bombeiros desobstruíram as vias de circulação, tendo-se deslocado também para as duas freguesias elementos do Serviço Municipal de Protecção Civil e da Direção Regional da Habitação para avaliar os estragos e decidir se há necessidade de realojar alguma família.
A situação no local está mais calma, o vento já não está tão forte."


Calma?? O vento já não está tão forte? Vou convidar os Senhores Meteorologistas a virem a minha casa ver o estado do tempo... Chove torrencialmente e continua vento. Parece um temporal de Janeiro e não vejo que vá acalmar tão cedo... E estou tão pertinho dos Fenais da Luz! Ai, ai!


1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...