... Cozinhar. Não, não estou maluca. Pelo menos não mais do que o costume... ;)
Hoje comi como sobremesa ao jantar uma bela tarte Pastel de Nata. É isso mesmo: um pastel de nata gigante. E que boa que estava...
A sogrinha deu-me logo a receita. E agora estou com vontade de cozinhar. Mas já passa da meia-noite e amanhã trabalha-se. Para matar este "desejo" amanhã vou tentar chegar cedo a casa (se a reunião de escritório não se alongar...) e fazer bolachinhas, que já há muito tempo não as tenho em casa sem ser as compradas no supermercado. A tarte não a faço já porque depois fica p'raí e ninguém a come. Mas no fim-de-semana não falha, pois temos um jantar de amigos e vou querer experimentar a receita para levar. A tarte e a minha famosa limonada com lima, hortelã e gengibre. É que soube ontem que a minha querida amiga S. (anfitriã do jantar) está grávida e, como me disse que tem comido imensas limas e limões como se de laranjas se tratassem (argh!), levo-lhe a limonada para se consolar toda. E a tarte para ver se adoçamos a criança. ;)
Fica aqui a receita se alguém quiser experimentar:
TARTE PASTEL DE NATA
(foto retirada da internet)
Ingredientes:
- 2 pacotes de natas
- 2 medidas (do pacote de natas) de leite
- 2 colheres de sopa de amido de milho (aka Farinha Maizena)
- 2 colheres de sopa de farinha custard (a sogrinha usou da marca Ramazzotti e ficou aprovadíssima, por isso é desta marca que vou comprar)
- 400 g de açúcar
- 1 base de massa folhada
Preparação:
- Pré-aquecer o forno a 200ºC.
- Misturam-se todos os ingredientes pela seguinte ordem (primeiro os sólidos e depois os líquidos): as farinhas e o açúcar, seguidos das natas e do leite.
- Leva-se a mistura ao lume (brando) e mexe-se sempre de forma a conseguirmos uma espécie de papa (se estiver demasiado espessa, pode-se ir adicionando aos poucos mais leite, até obtermos a consistência desejada).
- Unta-se uma tarteira com um bocadinho de manteiga, estende-se a base de massa folhada e pica-se a mesma com um garfo.
- Deita-se sobre a massa folhada a mistura anteriormente preparada.
- Colocar a tarte no forno, baixando a temperatura do mesmo para os 160ºC.
- Assim que estiver douradinha é sinal que está pronta e pode ser retirada do forno para arrefecer.
- Para aqueles que adoram canela nos pastéis de nata, podem polvilhá-la sobre a tarte ou então servi-la à parte, para cada pessoa colocar a quantidade que quiser na(s) sua(s) fatia(s).
Digam-me depois como é que saiu a vossa. É que é mesmo boa!
É bem boa, believe me!
ResponderEliminar