sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Mais comprinhas


Comprei mais dois livrinhos para acrescentar à minha biblioteca de gravidez/maternidade/puericultura  em formação. ;) 

Primeiro comprei este:


Depois, este:


Eu sei, eu sei que ainda é muuuuuuuito cedo! O Maridão começa a ficar assustado, com medo que eu faça alguma coisa sem ele ter conhecimento (impossível!) e depois lhe deixe cair a bomba no colo! O maninho diz que sou maluca e já estou a delirar com isto antes do tempo. Mas qual é o problema em ir adquirindo o máximo de conhecimento possível para, perante as inevitáveis informações contraditórias que vão surgir (mãe, sogra, avó, tias, livro A, B ou C), filtrar aquelas que vou tomar como certas e assumi-las como adaptáveis à minha situação? Que mal tem em preparar as coisas com a devida antecedência? Não quero ser uma grávida stressada, que corre para a mãe (ou liga para o G.O.) todas as vezes que lhe aparece um sintoma diferente; não quero ser uma recém-mamã que não sabe como dar banho ao seu bebé, alimentá-lo, vesti-lo e que por isso entra num estado de nervosismo tal que acaba por precisar de ajuda para desempenhar as tarefas mais básicas em relação ao seu filhote.

Felizmente, nessa coisa de cuidar de bebés já estou eu batida. Tenho 3 afilhados rapazes (a 4ª, que é uma menina/mulher linda, mas é afilhada do Crisma, para o caso não conta, pois eu não tinha idade para lhe conseguir mudar as fraldas quando ela precisou): um com 9 e os outros ambos com 2 anos. O mais velho, sobretudo, ficou muitas vezes aos meus cuidados. Nós os dois sozinhos das 8h30 às 18h00. Várias noites em que ficou a dormir comigo. Tardes inteiras a tentar entretê-lo. Idas à praia. Birras valentes. Portanto, mudar fraldas, dar banho, vestir, alimentar, noites mal dormidas, birras e choros não constituem problema para mim. Nem me assustam minimamente. Mas há outras coisas com que não cheguei a lidar com o mesmo pormenor com que uma mãe tem de o fazer: as otites, os dentes a nascer, as consultas no pediatra, as vacinas, as alergias, as diarreias, o controle do raio dos percentis... Logo, acho que só faz bem tentar saber o máximo sobre esse tipo de coisas para que, quando lá chegar, não fique tipo barata tonta, sem saber como agir. Sou muito independente e detesto ter que estar a pedir ajuda. Principalmente para coisas básicas. Claro que se houver necessidade de pedir conselhos, não hesitarei em fazê-lo. Felizmente há muitos profissionais de saúde na família e no rol de amigos íntimos...

Junto o útil ao agradável:  gosto muito de ler (a conta bancária é que se ressente, pois é um vício caro) e de estar devidamente preparada para cada situação, por isso, sendo cedo ou não, vou continuar a recolher toda a informação que conseguir. Gosto de saber coisas, pronto! :)

E a "biblioteca" não se vai ficar por aqui! ;) Os próximos "meninos" a virem "morar" cá para casa, pela sua inegável importância,  são:


(Nisto da comida, espero bem que saia ao papá e não à mamã, 
senão aí é que vou parar à Casa de Saúde, a julgar pelo que conta a minha mãe)



(Segundo as previsões do Maridão, este vai ser o meu calcanhar de Aquiles e 
fruto de muita discussão cá em casa. Para o evitar, adquiro
 as necessárias competências com antecedência)



(idem)


Depois, mais tarde, não me esquecerei ainda de "alojar" estes:




Tenho dúvidas ainda quanto ao Diário da Gravidez, pois também vi este que me aliciou:



Mas é que os outros dois fazem parte de uma colecção da qual já tenho este (que adorei e me deu um jeitão!):

Que se lixe! Compro-os a todos! Se não os preencher na 1ª gravidez, hei-de fazê-lo na(s) seguinte(s).

Sim, eu sei. Sou louca. Bem que vos avisei!

12 comentários:

  1. Um conselho: isso não vai lá só com leituras...
    Cumps!

    ResponderEliminar
  2. Deixa estar os outros sogaditos com as suas ideias... saber não ocupa lugar! Saber é poder :)

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, não te preocupes tanto, quando tiveres os teu filho nos braços, tudo acontece naturalmente. Só tens que escolher um pediatra com que te identifiques e o resto vai fluindo! Com a gravidez também é assim... Não acho mal em te informares, nada disso, mas ás vezes, tanta informação e leitura podem causar mais stress e ansiedade do que o desejado!
    Eu NUNCA li nenhum livro e fui-me safando ;) e tu vais SER UMA MÃE FENOMENAL!!!

    Mas se queres uma biblioteca em casa compra também os livros do Mário Cordeiro (é o pediatra das minhas filhas), acho que vais gostar. Não há pessoa mais descontraída e prática do que ele!!

    beijos grandes

    ResponderEliminar
  4. Fazes muito bem em ler isso tudo... também eu o fiz... só que depois... é tão natural, tão instinto que nem precisas! Verás! ;)

    Outra coisa! Lamento dizer-te mas o "1,2,3 uma colher de cada vez" já não vais encontrar. A Difel faliu! Mas não faz mal que a maluca aqui tem um exemplar... e que me foi muito útil, com receitas daquelas que tu vomitarias, mas que o Rodrigo adora tipo coelho estufado com beringela! LOL

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Caro Anónimo,

    O seu comentário só mostra que não leu o post com a devida atenção.
    Como referi, prática tenho eu, embora nunca tenha sido mãe. E é óbvio que se eu ler um livro sobre engenharia aero-espacial não ficarei apta a construir um avião, mas ao menos saberei como funcionam as coisas. Não restam dúvidas de que os livros não substituem a experiência, mas ajudam a que a pessoa não se meta nas situações de olhos vendados. E eu considero que este princípio se aplica também à maternidade. É a minha opinião, salvo o devido respeito pela sua. E sinta-se à vontade para nos vir dá-la sempre que quiser.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 100% contigo, Dreia: saber é poder! E julgo que, como eu, também te sentes melhor preparada se souberes e planeares as coisas com a devida antecedência. Quem lê o teu blog percebe isso perfeitamente. Não é o simples facto de seres uma profissional de saúde que faz com que já soubesses muita coisa antes de o teu menino nascer. Deves ter lido muito, também. E hoje nota-se o quão à vontade estás com as "novidades" com que o V. te vai presenteando... ;)

    ResponderEliminar
  7. Querida Filipa,

    É verdade, também sinto que as coisas acontecem naturalmente a partir do dia em que se sabe que está grávida. Sou altamente defensora da ideia de que, salvo raras excepções, as mulheres já vêm equipadas com um forte instinto maternal. Daí que, mesmo aquelas que, como tu, nunca leram nada sobre o assunto conseguem criar os seus bebés naturalmente e sem sobressaltos. És, sem dúvida, uma mamã fantástica e o resultado está à vista: tens 3 meninas maravilhosas! A minha mãe, por exemplo, criou-nos aos dois, cada um mais diferente que o outro, em tudo (daí que ela não tenha podido fazer comparações), sem ter lido o que quer que fosse. E cá estamos nós: saudáveis e bem formados.
    Não me assusta a gravidez nem a maternidade, nem tenho dúvidas quanto às minhas capacidades enquanto mãe. Sei que quero muito ter um filho e isso já é meio caminho andado. Para além da experiência que fui adquirindo com os meus afilhados.
    Tens razão quando dizes que tanta informação pode criar ansiedade, mas acho que isso depende de caso para caso. Comigo, a ansiedade surge quando eu não estou à vontade e sinto que vou dar um tiro no escuro. Eu sou mais do tipo de querer saber as coisas antes do tempo, pois detesto surpresas! :)

    Tenho que pesquisar os livros que me aconselhaste, pois nunca tinha ouvido falar. :)

    Obrigada pelo teu testemunho!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Acho bom a compra desses livros para quando chegar o dia já estares mais por dentro do assunto. Também eu, quando chegar à altura, vou querer lê-los (não a todos porque o rol já é grande, e penso que todos dizem o mesmo, mas por outras palavras e com outros "bonekins").

    ResponderEliminar
  9. Querido marido do meu coração,

    FYI, os livros que comprei não têm todos a mesma informação. Isso seria um desperdício de dinheiro. Tive o cuidado de os folhear na livraria e seleccionar aqueles que falavam sobre coisas diferentes dos que eu já tinha em casa. A minha ideia é que eles se complementem uns aos outros, não que se substituam.
    Vais lê-los, vais?! ;) Pago para ver! :) Morres de medo da hora de mudar a fralda! LOL

    ResponderEliminar
  10. Comadre,

    É verdade, leste de tudo, mas a maior parte veio com o instinto! Até porque o teu menino decidiu trocar as voltas a toda a gente quando decidiu nascer 5 semanas antes do tempo. Assim, obrigou-te a lidar com determinadas coisas que, se ele tivesse nascido de termo, nunca saberias.

    Sim, sim, vais ter que me emprestar o livro. Mas acho que não vou ter coragem de dar ao meu bebé aquelas sopas pretas que o Rodrigo comeu! LOL

    ResponderEliminar
  11. Oh... eu já com 26 semanas e ainda não tenho um que seja. Não queres fazer empréstimo dos teus? ;)

    ResponderEliminar
  12. Cara CS,

    Claro que empresto! Com certeza a tua Nisca nasce bem antes de eu sequer "encomendar" o meu bebé... ;)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...