sexta-feira, 16 de março de 2012

The victory is ours to see!

Eu sei que vamos ganhar esta luta!
Caminhamos a passos largos para a vitória!

(Não, não estou em campanha política...)




Tribunais recusam Acordo Ortográfico 



Alguns juízes têm obrigado a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) a aceitar textos que não seguem o novo Acordo Ortográfico. «No início do ano, a INCM rejeitava os anúncios de publicação obrigatória, porque dizia que tinham erros», conta o juiz Rui Estrela de Oliveira, explicando que a argumentação jurídica dos magistrados acabou por mudar a atitude da instituição que edita o Diário da República.
São vários os juízes que partilham a ideia de que os tribunais não são abrangidos pela resolução do Conselho de Ministros que obriga todos os documentos oficiais, publicados a partir de Janeiro deste ano, a respeitarem as novas regras de ortografia. «A resolução é para os órgãos directamente dependentes do Governo», frisa Rui Estrela de Oliveira, lembrando que o princípio da separação de poderes deixa de fora instituições como os tribunais e a Assembleia da República. Seguindo este raciocínio, o juiz não tem dúvidas de que os órgãos do poder judicial beneficiam da moratória em vigor até 2015.
Mas o magistrado tem ainda outro argumento: «Não cabe à Casa da Moeda corrigir ou alterar os textos que saem do tribunal». A situação levou-o mesmo a enviar um ofício à INCM, a sustentar a sua tese: «Depois disso, começaram a aceitar».
Segundo Manuel Ramos Soares, secretário-geral da  Associação Sindical dos Juízes, o magistrado de Viana do Castelo não está sozinho. «Tenho a informação de que já houve alguns casos assim», diz, acrescentando que partilha do entendimento de que «a resolução do Conselho de Ministros não se aplica aos tribunais».
Ao SOL, a INCM explica que «informou todos os emissores de que, nos termos da Resolução do Conselho de Ministros nº. 8/2011, os actos a publicar no Diário da República deviam respeitar o novo Acordo Ortográfico». Mas refere que «existe um período de transição e alguns tribunais optaram por aplicar o estabelecido no período de transição».





4 comentários:

  1. Respostas
    1. É assim mesmo! :)
      Vais ver que isto ainda "bai dar uma ganda bolta!", como dizem os Gato Fedorento. LOL

      Eliminar
  2. Oxalá desistam disso... Senão vou ter de aprender a escreve outra vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso não corra como eu espero, já tens um livro em casa que te ensina tudo. Mulher prevenida vale por duas...

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...