quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

E vão três...


Governo vai alterar Acordo Ortográfico

Francisco José Viegas afirmou ontem que o Governo se prepara para alterar o Acordo Ortográfico até 2015 e que cada português é livre para escrever como entender.

Quarta feira, 29 de fevereiro de 2012

O secretário de Estado da Cultura admitiu ontem em entrevista à TVI-24 alterar até 2015 algumas regras do novo Acordo Ortográfico, que já está em vigor nos organismos do Estado desde janeiro deste ano.
Manifestando o seu desacordo com algumas normas, Francisco José Viegas lembrou que "do ponto de vista teórico, a ortografia é uma coisa artificial. Portanto, podemos mudá-la. Até 2015 podemos corrigi-la, temos essa possibilidade e vamos usá-la. Nós temos que aperfeiçoar o que há para aperfeiçoar. Temos três anos para o fazer".
Questionado sobre a polémica decisão de Vasco Graça Moura que ordenou aos serviços internos do Centro Cultural de Belém (CCB) que não apliquem o novo acordo, o responsável pela pasta da cultura começou por lembrar que o presidente do CCB "é uma das pessoas que mais refletiu e se empenhou no combate contra o Acordo Ortográfico" para seguidamente lembrar aqueles que "não têm qualquer intimidade nem com a escrita, nem com a ortografia, terem vindo criticar e pedir sanções".
"Para mim é um não-problema. Os materiais impressos e oficiais do CCB obedecem a uma norma geral que vigora desde 1 de janeiro em todos os organismos sob tutela do Estado. O Vasco Graça Moura, um dos grandes autores da nossa língua, escrever como lhe apetecer", acrescentou o governante.
"Às vezes quando escrevo como escritor tenho dúvidas e vou fazer uso dessa possibilidade, como todos os portugueses podem fazer uso dessa possibilidade, isto é, a competência que têm para escolher a sua ortografia. Não há uma polícia da língua. Há um acordo que não implica sanções graves para nenhum de nós", rematou Francisco José Viegas.



Eu não vos dizia? 
Isto ainda vai dar muita volta... Ai vai, vai!  
Eu sempre disse que nunca ia escrever da forma estúpida que o Novo Acordo Ortográfico nos quer impingir e que não tinha qualquer problema em assumi-lo porque não conseguia antever quaisquer consequências para isso (para além do facto de acharem que eu escrevo com erros ortográficos). O que é que me podem fazer? Levar presa? Aplicar-me uma multa?
Agora já há quem me dê razão e reconheça que "não há uma polícia da língua" e que se trata de um acordo que "não implica sanções graves para nenhum de nós". Caíram da burra, foi?!

Conclusão: cada um escreve da maneira que bem entender porque isto não passou tudo de uma brincadeira e de mais uma forma de gastar dinheiro ao arranjar jobs for the boys...

Só tenho é pena dos putos que já andam desde o ano lectivo transacto a aprender aquelas "regras" de chacha que não cabem na cabeça de ninguém. Para além de não sermos um povo propriamente "letrado", ainda querem confundir mais as "cabecinhas pensadoras" que andamos para aqui a tentar educar... Oh, paciência!




3 comentários:

  1. Eu detesto o acordo e detesto ser obrigada a escrever assim...Mas irrita-me mais ainda que tenham feito tanto filme para nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andaram a gozar com a cara de toda a gente... e, pelos vistos, vão continuar por mais algum tempo... :P

      Eliminar
  2. Oxalá caía por terra esta treta de Acordo...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...