quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Haha! Eu sabia!


Eu já estava fartinha de dizer que esta menina não podia ser advogada, mas sim, no máximo licenciada em Direito (ainda fresquinha). Desde logo pela idade dela (feitas as contas, não batia a bota com a perdigota).
Por outro lado, porque duvido que lhe permitissem a entrada em qualquer sala de audiências dos tribunais deste país com aquele cabelo até ao rabo...


Não me interpretem mal; cada um deve vestir-se, pentear-se ou maquilhar-se da maneira que quer. Mas é um facto que a nível "jurídico" ainda somos um país muito conservador. Exempo disso são as togas que os advogados são obrigados a usar nos julgamentos, interrogatórios, etc... Imaginem a minha pessoa: baixinha, magrinha e enrolada num pano preto até aos pés... Faço umas figurinhas lindas, faço. Pior, pior, só as perucas dos tribunais ingleses!

Bem, aqui está a prova (não há mistério que me escape; sou pior do que a Jessica Fletcher do "Crime, disse ela", lol) da minha afirmação desde que o programa começou (notícia tirada daqui):

Admitida no estágio da Ordem dos Advogados Nacionais:
15.10 - 09h
Cleide passou à segunda fase do estágio na Ordem dos Advogados. A jovem, de 23 anos, ficou entre os 481 candidatos admitidos, num total de 1394. Este era o grande objectivo da concorrente da ‘Casa dos Segredos’ (TVI). A família ficou radiante com a novidade.

Pronto, a rapariga já vai poder iniciar-se nas lides do tribunal, intervindo sozinha nas diligências. Até à passagem à segunda fase, o estágio é feito no escritório e só se vai a tribunal para assistir, não para intervir. Os meus parabéns pela transição para esta nova fase (eu sei o que custa e envolve muitos exames pelo meio).

Agora o que eu não percebo é porque é que a criatura se identificou desde o início como sendo advogada, quando isso não corresponde à verdade. O outro concorrente licenciado em Direito (o Filipe) sempre disse que era advogado-estagiário. E fez muito bem! Qual é a vergonha nisso? Todos têm que passar por essa etapa, anyway! Mas ela quis parecer superior ao rapaz... Porquê, que diabo?! Até parece que isto de ser advogado é uma cena por aí além... As pessoas continuam a ter esta ideia errada, bolas!
É que mesmo tendo passado à segunda fase do estágio, a Cleide AINDA não é advogada. Será sempre estagiária até fazer a prova oral de agregação. E isso pode demorar mais 2 anos, ainda. A cédula profissional que ela agora vai receber é prova disso: é temporária, chama-se "Cédula Profissional de Advogado-Estagiário" e tem um número de identificação. Quando ela por fim fizer a malfadada prova oral, receberá a cédula definitiva, com outro número de identificação. E aí, sim, poderá dizer que é advogada, sem problema nenhum!

Oh, petulância!!!



7 comentários:

  1. A miuda é loira, para ela como é licenciada é logo advogada... também a achei muito novinha mas sei lá podia ser precoce :)

    ResponderEliminar
  2. Boa Carlinha... percebo-te perfeitamente... conheço umas e outras que lá por apenas frequentarem umas aulinhas aqui e acolá de algum curso... também já assumem os "titulos"... a culpa não é delas, coitadinhas! É do país que temos que sempre se deixou levar pelas aparências!!

    ResponderEliminar
  3. É como vos digo, meninas: vivemos num país de "Dôtores" e "Enginheiros". E todos podem sê-lo, mesmo que não tenham curso superior, basta apregoá-lo! :P

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão! Ainda lhe falta um longo caminho para percorrer! Já agora, e em tom de brincadeira, também tens o barretezinho que faz conjunto com a toga, para usar em cerimónias? Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ui, Clara! Nãoooo! :) Eu nem a medalha com as insígnias tenho! Desde logo porque nunca vou a cerimónia nenhuma... LOL.
    A advocacia para mim é uma profissão (da qual gosto muito, por acaso) e não um modo de vida. Gosto pouco de convívios e associativismos de colegas e sobretudo que se refiram à "classe" da advocacia. Por isso é que disse no post que me chateiam as pessoas que ainda acham que ser advogado é assim uma coisa do outro mundo. É um trabalho tão prestigiante como outro qualquer, acredita! LOL

    ResponderEliminar
  6. Tava a brincar contigo Carlinha. O meu marido também é advogado, tem mas nunca usou. Está guardado numa gaveta e eu farto de me rir quando mexe nele. Tens toda a razão! A advocacia é uma profissão com tanto prestígio como outra qualquer. O que interessa, na verdade, é estarmos felizes, seja na nossa área ou noutra.

    ResponderEliminar
  7. Ora nem mais, Clara! :)
    Sendo o teu marido advogado então deves ter histórias hilariantes para contar também! lol.
    Hás-de partilhá-las! :)))

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...