sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Na minha mesinha de cabeceira


Entre outros, tenho lá este:


Pertence ao Maridão (penso que fazia parte do programa de uma das cadeiras do curso quando ele andava na faculdade), mas acho que nunca o leu. 
Quando estávamos em Lisboa e eu ia dormir a casa dele (andámos imenso tempo a "acampar" entre a casa de um e a casa do outro), desesperava por não ter nada que ler antes de ir dormir. Eu passo a explicar: desde que sei ler que o faço antes de adormecer. É uma espécie de calmante, sei lá... O certo é que já lá vão vários anos e "old habits die hard" (mesmo com recomendação médica para não o fazer). Ora, como já aqui divulguei amplamente, o Maridão não gosta de ler. Conseguem, por isso, imaginar a minha aflição quando passava a noite em casa dele. Os meus amados livrinhos (tenho sempre mais do que um em cima da mesa de cabeceira) ficavam na minha casa e ele não tinha nada a não ser livros técnicos da faculdade, apontamentos das aulas ou partituras para piano. Ah, e uma ou outra revista Loud ou FHM. Certo dia, num ataque de tédio e ressaca do vício, andei a vasculhar na estante do quarto dele e descobri o 1984. Comecei a lê-lo, mas já não me lembro porque razão (isto passou-se em 2005), não o terminei. Aliás, nem sei se passei do 1º capítulo.
Ora, face aos acontecimentos da actualidade, o fenómeno Big Brother (ou Casa dos Segredos, mais concretamente) e a Teoria da Conspiração que povoa a mente de muitos (ainda no outro dia me falavam de uma qualquer crença de que o mundo acabará muito em breve porque uns tais extra-terrestres vêm visitar-nos para se livrarem de toda a raça humana e assim beneficiarem, sozinhos, dos nossos recursos naturais), encarei a redescoberta deste livro (ocorrida na semana passada, enquanto limpava o pó das estantes do escritório cá de casa) como um sinal dos deuses. Ademais, ainda há pouco tempo vi em casa de uns amigos um filme que já não é recente (2002), mas que eu não conhecia. Trata-se do Equilibrium, com o Christian Bale, e relata a história de um planeta Terra futurista, marcado pela ausência de emoções e pelo controlo dos pensamentos de todos os humanos. Um must see, sinceramente.

Então, digam-me lá: o Universo está ou não está a conspirar para que eu leia este livro? ;)

Para quem tiver curiosidade, mas não conheça ninguém que lho empreste, nem lhe apeteça comprar, encontrei esta versão na net, que mais não é do que o pdf do livro. Está traduzido para brasileiro, mas serve o seu propósito. :)

Boas leituras e depois vimos cá discutir interpretações, combinado? ;)



3 comentários:

  1. Li cerca de 2 capítulos lol... Penso que foi no âmbito de um trabalho para uma disciplina chamada Teorias da Comunicação - penso eu, já não me lembro bem. Fiz grupo com um colega que tinha lido o livro todo e pronto :b

    E desminto o que disseste. Não é "não gostar de ler", o problema é que durante o dia trabalha-se. À noite, na cama se pego num livro para ler, bastam 33 segundos e passa a ser o livro a ler-me... :)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Acabei de conhecer-te a partir do "Correndo o mundo de saltos", e gostei de ler-te! Quero ser tua seguidora!
    Claudiamar

    ResponderEliminar
  3. Olá, Claudiamar!
    Sê bem vinda à minha humilde "casa". Terei muito gosto em que sejas minha leitora assídua (eu própria já sigo o teu blog há algum tempo).
    Ainda bem que gostaste do que viste até agora! :) Vou esforçar-me por fazer jus aos elogios da Dreia e não defraudar as expectativas de ninguém. :)
    Bjs

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...