quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Do anonimato

Gosto tanto, mas tanto, daquelas alminhas penadas que andam a passear pelos blogs dos outros só para criticar. Pior! Fazem comentários de m**** e nem se identificam; escondem-se atrás da palavra "Anónimo".


Vejam o exemplo deste(a) que achou de atazanar a paciência aqui desta menina:

"Jã chateia o tema do blog ultimamente,pois nao falas em mais nada!
OK OK OK já todos perceberam. È que já nem dá prazer vir aqui!
Nada mais interessante para falar?"

Mas então se não gostas, o que é que vais para lá fazer? Porque insistes em ler o que ela escreve se já não te dá prazer visitar o seu blog? Meu (minha) amigo(a): ninguém de te pede e muito menos te obriga a lá ires. Aliás, aposto que farias um grande favor à autora do blog se deixasses de frequentar o espaço dela, em vez de a andares a criticar. Mais, um comentário como este, aparentemente tão frontal e directo, nao está assinado porquê? A palavra "Anónimo" deixa uma sensação de segurança e impunidade, não é?

Essa atitude tem um nome, mas eu vou coibir-me de dizê-lo.
Espero bem que não me apareça gente assim por aqui. Acho que não conseguirei ser tão parca nas minhas palavras. É que este post teve uma versão inicial, com outro título e outros adjectivos...

Sobretudo, o que quero é mostrar a minha solidariedade para com os outros bloggers que de vez em quando lá têm que levar com cenas como esta... Haja paciência!!!

14 comentários:

  1. Hehhehehe...es demais!!!
    Bem, infelizmente nao foi a primeira vez que aconteceu...xiii, quantas vezes ja me acusaram de ter um portugues vergonhoso, houve um post em que estava contente por algo que a minha filha fez, e tambem foram para la dizer que nao percebiam a razao de estar contente, pois era algo normal para a idade (tipo, para nos maes...a primeira vez seja do que for è sempre motivo de alegria!!!) e alguns que nem de dignei a publicar...mas infelizmente è assim...pena nao terem coragem de dar a cara, nao è??
    Eu penso que serao pessoas muito sós, sem a migos, que ate devem ser frustradas...para mim o profil dos anonimos:
    gente espezinhada no local de trabalho
    gente sem amigos
    gente que diz sim a tudo para agradar
    depois metem-se atras de um monitor...e ganham forças...escondem-se num "anonimo" e espalham veneno por onde passam...

    Beijinhos grandes...

    ResponderEliminar
  2. Eu já esgotei esse tema... FUCK THEM ALL! é O QUE EU DIGO!

    ResponderEliminar
  3. oHH sorry esqueci de ocultar o palavrão...eh eh!! sou mesmo bruta!

    ResponderEliminar
  4. Bom, por onde começar?

    Em primeiro lugar, n me parece k o autor do comentário deve ser julgado por ser apenas um "anónimo", pois acima de tudo, expressou a opiniao dele certo?

    E vejamos o seguinte: do que adianta indicar um nome, um OpenID,uma Conta Google nos blogs?
    POR FAVOR!!

    Quanto ao IP, esse está protegido, até vir ordem judicial alterar isso. Até porque aí o Anónimo deixa de o ser, em princípio.

    Portanto, é preciso analisar as coisas objectivamente, deixar o ódio de lado e encarar o mundo da WWWeb como ele é, não pensem que por se identificarem como "joão" ou "minnie@gmail.com" que existe mais identidade, porque não existe!!
    Deixemo-nos de tanta parcimónia ok?

    Quanto ao comentário em si, apenas expressou a sua opiniao, estava farto, tudo bem, tem todo o direito de o dizer e com a exaltaçao que quiser. até podia sair para a rua a gritá-lo em alto e bom som.
    Relembremos: sistema ou sociedade democrática que não permite a (co)existência de diversidade de opiniao, de correntes de pensamento divergentes ou diversidade de manifestaçao deixa ele(a) proprio(a) de existir como tal (como sistema/sociedade democratica), isto claro sem implicar violar outros direitos, o que nao parece ter acontecido....
    Vive-se numa sociedade dita democratica mas cada vez mais se afunilam os pensamentos, existe repressao sobre formas diferentes de pensar e de viver, etc...

    Portanto, tudo se resume a um excesso de zelo e purismo que por aqui vai pois constroem uma realdiade exagerada, reagem de forma hiper reactiva e protectora. Mais papistas que o Papa, no fim de contas.

    Já agora deixo opiniao quanto aos blogs, realmente, existe muito blog que podia dessaparecer da internet. Mas tambem aí temos de reconhecer: quem nao quer perder tempo com eles, que nao os leia. falando por mim, perco uma hora por semana neles, o que já é muito. vou deambulando por uns e por outros, com comentarios breves (alguns, outros nem tanto).

    Mas vejo nos blogs um passatempo da pessoa que os escreve, podia classificá-los, alguns informativos, outros utilitarios, etc...mas a maior parte nao tem qualquer utilidade.
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Sim é totalmente indiferente deixar o comentário sob o nome de "anónimo" ou "João" ou "Maria", mas já não será assim quando este nome está associado a um blogue, de certa forma perde-se o anonimato ainda que seja uma pessoa que use pseudónimos. Aquela pessoa ficará associada (geralmente)a um tipo de comentários tão depreciativos que se ela própria os achasse convenientes, não se escondia por detrás do tal anonimato! Digo eu, pronto!
    Eu é que já não estou para isso... se eles têm o direito de dizer o que querem (ainda no outro dia dizia, que nos dias que correm o que mais há são pessoas a confundirem faltam de educação e arrogância com frontalidade, coisa que está tão na moda) eu tenho todo o direito de não os publicar!

    ResponderEliminar
  6. Meus amigos, caros leitores:

    A resposta à letra virá. Não agora que não tenho tempo e porque estou a tentar ser contida nas minhas palavras e se eu não conseguir, vai dar merda.
    Mais logo falamos, caro "António"!

    ResponderEliminar
  7. A meu ver, as pessoas que normalmente frequentam um blog, e num determinado assunto, asssinam como "anónimo", sao pessoas que nao coragem de defender as suas ideias...

    Uma pessoa que se sente segura da sua opiniao, "da-se" a conhecer.

    È interessante qie só sao "anonimos" quando è para dar uma opiniao contraria...porquê??

    Se somos livres de pensar, e dizer o que queremos, o porquê do anónimato quando nao estamos de acordo com algo??

    Para mim, è doentio!!!

    ResponderEliminar
  8. Dreia concordo contigo...infelizmente ha muita gente que nao sabe a diferença entre frontalidade e falta de educaçao...anda por ai muito boa gente muito mal formada (e informada!!)

    ResponderEliminar
  9. Caro António:

    Quanto a sua frase:

    "Já agora deixo opiniao quanto aos blogs, realmente, existe muito blog que podia dessaparecer da internet. "

    Mas porquê, desaparecer da internet??

    Lá porque nao lhe serve a si, nao quer dizer que nao sirva a outros, certo??

    Ou por acaso acha, que somente as suas preferencias, e gostos interessam??

    Mas pronto:
    Presunção e água benta, cada qual toma a que quer!

    ResponderEliminar
  10. Discordo k uma pessoa k se identifique como anónima seja uma pessoa sem coragem...

    Aliás, as sociedades são dominadas pelo anonimato, basta ver o caso dos maçons.....entre outras "ordens" muitas delas com pessoas de muita coragem, outras nem tanto vá.

    a internet é por si anónima. nao é por se ter um login associado a um blog que torna as pessoas conhecidas.
    nem sequer se pode dizer k uma pessoa k se esconde atras de um "anonimo" tem falta de coragem...tem tanta coragem como a pessoa que escreve um nome ou associou a conta a blog ou gmail...é simples perceber isso nao?
    e a minha opiniao apenas.
    nao se deve exagerar, deve responder-se à letra, só isso. se tivesse um blog era isso que fazia, respondia com naturalidade.
    penso ate que a sociedade portuguesa seja demasiado purista, cheia de tabus em relaçao a alguns assuntos, demasiado conservadora, etc..
    mas talvez esteja ai a essencia do povo portugues...se calhar esta e sera isso que o torna especial? é dificil responder.

    car(l)a bloguista, António nao necessita de aspas (pelo menos com a intenção com k foram usadas), corresponde ao verdadeiro :)

    ResponderEliminar
  11. Cara Kristianna,

    o k disse sobre os blogs n passa de uma opiniao. n kis ofender ninguem.
    para mim nao servem , é verdade k nao, mas estou a ofender alguem por dizer isso?
    se calhar a pessoa k se sente ofendida nao tem tanta certeza no "produto" como deveria ter e lhe serve a carapuça nao?

    nao se sinta ofendida porque nao foi essa a intençao.

    ResponderEliminar
  12. Coitadito não tem mais nada que fazer à vidinha dele ou dela a não ser cuscar a dos outros e mandar postas de pescada mal cozidas! Enfim, vá mas é trabalhar e não melgue

    ResponderEliminar
  13. Eu rio-me imenso quando me deixam esses recadinhos lá no castelo! É que não consigo evitar! Tem sempre piada! :)

    ResponderEliminar
  14. Caro António, ofender-me??
    Claro que nao!!
    Aliás, eu nao me posso ofender, pois acho o meu blog extremamente util!!!Por isso essa "carapuça" nunca me serviria!!!

    Olhem nem que seja só pelo post que la tenho (algures) sobre a diarreia e o vomito infantil!!!
    Nem imagina quantas mamãs ja ajudei so com esse tema!!Heheheh...tambem serve para adultos...

    E como eu sempre digo, se , com o meu blog ajudar uma pessoa que seja...ja vale a pena!!!

    E o seu, hummm, nao tem coragem de o dar a conhecer??

    Pois...provavelmente tambem nao serve a toda a gente, certo??

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...