quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Da "profundidade" televisiva


Sabem a que é que acho imensa piada? Àquelas pessoas que, referindo-se à Casa dos Segredos, dizem "Ai, eu não vejo esse tipo de programas. É tão degradante!".


Pois, olha: cá em casa vê-se e ri-se. Ri-se muito à custa das calinadas daquela gente. Ri-se das figurinhas que fazem. E ri-se por constatarmos que o que não falta neste país é gente assim... ;)
Porque é que eu havia de dizer que não vejo? Para não parecer do povinho? Pois, paciência. Prefiro que me achem bimba saloia do que pseudo-intelectual. Não me digam que quando chegam a casa do trabalho e ligam a televisão para relaxar um bocadinho vão é ver a SIC Notícias ou um filme do Malkovich?! Não me digam, pois eu não acredito! Aposto que passam serões a ver as séries da Fox, o "Querido mudei a casa" ou a novela da TVI. Eu passo! Quer dizer, o "Querido mudei a casa", não. Gosto do formato (vejo programas estrangeiros do género), mas esta versãozinha portuguesa é muito fraquinha... Também não vejo as novelas da TVI (ou de qualquer outro canal) porque acho que os portugueses são maus actores. Pelo menos de TV e cinema. Porque no teatro batem toda a gente. É isso que os portugueses são: teatrais! Está-nos no sangue! ;) Mas já se for uma novela brasileira, marcha! Pois eu gosto é de um bom enredo! :)
Mas devoro as séries da FOX, algumas da SIC Mulher, o Canal E!... tudo o que seja para rir, chorar ou criticar, mas que não me faça pensar. Então não é isso que queremos depois de um dia de trabalho árduo ou de um domingo aborrecido?!

A pessoas assim, tenho a mania de chamar pseudo-intelectuais, pois embora neguem a pés juntos qualquer associação a esse tipo de "cultura decadente", a verdade é que têm opinião formada sobre todos os concorrentes. Quando indagados sobre a origem da formação dessa convicção, a resposta é invariavelmente a mesma: "Ah, e tal, eu estava a fazer zapping, parei na TVI e vi aquilo por 2 ou 3 minutos... Mas consegui logo traçar o perfil do concorrente A, que parece que anda com a B, que por sua vez, não gosta nada da C. Acho eu, que só vi aquilo por um bocadinho...". Pfff.... Esses pseudo-intelectuais são os mesmos que só lêem Saramago e Gabriel Garcia Marquez (e outros autores aparentemente cultos, que tudo o resto é escrita cor-de-rosa) e jamais puseram os olhinhos numa Nova Gente ou numa TVMais, mas que sabem sempre os contornos escabrosos dos últimos escândalos envolvendo o José Castelo Branco ou a Lili Caneças... E esses pseudo-intelectuais multiplicam-se como cogumelos. Sim, porque hoje em dia, qualquer curso superior da treta tirado numa Universidade portuguesa já é o equivalente a um MBA em Harvard. Melhor! Em 3 anos já se é "Dr." e sabe-se buééé de cenas altamente culturais. É-se praticamente um Stephen Hawking!

Opá, deixem-se mas é de hipocrisias e fingimentos só para parecerem superiores ao comum dos mortais que vê esse tipo de programa televisivo (eu e quase toda a gente que conheço) e o assumem sem vergonha. O nome da vossa doença é pedantismo (qualidade ou característica daquele que age com extrema arrogância, vaidade e alardeando conhecimento ou qualidades que de facto não possui; necessidade de auto-afirmação). O que, a meu ver, não é mais que um complexo de inferioridade camuflado. Falta de amor-próprio colmatada com a actividade recorrente de rebaixar os outros.

Um conselho: vejam um bocadinho da Casa dos Segredos, que isso passa-vos! :P


NOTA: A TVI nada me paga por esta "publicidade" e não sou familiar/amiga de nenhum dos participantes daquele programa. Referi este como podia ter referido outro qualquer. Mas como de momento é sobre ele que ouço as maiores críticas, também tinha que vir aqui deitar sal na ferida. ;)





11 comentários:

  1. Ola!!
    Chamem-me o que quizerem...mas eu nao consigo mesmo ver a casa dos segredos!!!

    Se ja vi um bocadinho, sim, ja e ate falei sobre isso no blog, quando perguntei se è normal terem so 2 min para irem buscar comida, e perguntei se aquela gente nao comia fruta, carne, frescos etc...

    Acho que ha gostos para tudo...eu nao consigo mesmo!!!

    Agora as novelas, vejo sim senhora!!!

    Gosto de ver o programa da Fatima Lopes, depois á noite vejo as novelas, se nao cair para o lado antes!!
    Vejo as Portuguesas, quanto á qualidade ha melhores actores, outros piores, mas gosto delas em Bom Portugues...faz-me sentir em casa...

    Ontem enquanto esteve a dar a casa dos segredos, estive a ver um canal onde estava a dar um documentario sobre o massacre de Bali...

    Acredite. ha mesmo quem nao consiga ver aquilo!!!!!!!!!!!

    E podem me chamar seja o que for, mas esta è a minha realidade!!

    O resto de um bom dia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. POIS EU VEJO E ADOROOOOOO...farto-me de rir com tanta tolice e agradeço que haja gente com "tomates" de ir para ali fazer aquelas figuras :)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Kristianna!
    Em primeiro lugar, sejas bem vinda a esta minha humilde "casa" (posso tratar-te por tu, não posso?)!
    Obrigada por teres comentado este post e teres defendido o teu ponto de vista: ao menos explicaste-te com coerência e apresentaste argumentos válidos, ao contrário do estereótipo de pessoas que critiquei no meu post.
    No teu caso, não te posso considerar, de todo, pseudo-intelectual. Até porque admites desde logo que vês o programa da Fátima Lopes e novelas. :) Se fosses pseudo-intelectual nunca poderias proferir/escrever tais palavras! lol
    Eu acredito piamente que não consigas ver a Casa do Segredo! Eu também não consigo ver o Querido Mudei a Casa. E como expliquei no meu blog, até gosto de programas do género.
    O meu intuito não era "obrigar" todas as pessoas a gostarem daquele programa, mas sim pedir àqueles que mentem quando dizem que não o fazem para serem sinceros. Pois eu não vejo nada de mal em ver/ouvir coisas que são consideradas "pimba" na nossa sociedade. Quem é que não sabe pelo menos um trechozinho de algumas canções do Quim Barreiros?
    Como tu, também eu gosto de documentários. Vejo biografias, o Canal História. Mas consigo admitir que vejo algo mais que isso. Algo não tão "cultural". ;)
    Resumindo: não te sintas ofendida,por favor, porque o exemplo da Casa dos Segredos foi apenas um modo fácil de expor aquilo que acho que vai mal neste país de Doutores e Engenheiros.
    Quem dia a Casa dos Segredos, diz o Programa do Goucha ou mesmo o Peso Pesado. Tu sabes, aqueles programas que "uma pessoa culta nuca veria". lol

    Beijocas e passa por cá quantas vezes quiseres. Discutir ideias é muito saudável e eu gosto!

    ResponderEliminar
  4. Hehehe, nao me senti ofendida de todo!!!

    E sim claro, trata-me por tu ,eu vou fazer o mesmo!! LOL)

    Eu compreendi o que quizeste dizer no post...ainda esta semana em conversa alguem me dizia que so foi espreitar, que nao tinha piada, mas sabia os pormenores todos!!!

    Bem, eu adoro ver docomentarios, mas tenho que ser sincera, ganhei este gosto com o meu marido...pois eu gosto mesmo è de ler!!

    Nunca vi o Big Brother...nem "o nao sei que das celebridades", etc...

    Novelas sim, vejo...nao todas, os morangos por exemplo, nunca ganhei interesse, e nao me lembro a ultima vez que vi...o peso pesado, andava maloquinha para ver!!!
    Via o Biggest loser religiosamente...mas fiquei um pouquinho desiludida com o formato do peso pesado, e com o tempo fui deixando de ver...
    O querido mudei a casa...tambem ja nao vejo...ja gostei, agora nem por isso...

    Ahhhh e como uma boa dona de casa ( sou mae a tempo inteiro, agora) claro que quando nao tenho a Tv ocupada no canal Panda, dou uma espreitadela ao Goucha sim senhora!!!hehhe

    E tambem me farto de ver desenhos animados que ainda hoje com 31 anos adoro...alem de que gostava mais dos desenhos da minha altura (nossa talvez)...


    Afinal ser culto, è saber um pouquinho de tudo, nao è???heheheh

    Entao ha que nos "cultivar" em todas as areas!!!

    Musica pimba è giro...ninguem gosta...mas as letras toda a gente as sabe!!!

    beijinho grande, e desculpa o testamento!!!

    ResponderEliminar
  5. Ah,esta semana li o teu blog todinho!!
    Gosto muito da tua forma de escrever...

    ResponderEliminar
  6. Quanto à SIC MUlher, não honra nada as mulheres atendendo ao tipo de programas que passa... É triste que a SIC o faça, mas é a verdade.

    SIC generalista e TVI, idem. São, sem ofensa, canais de Mulher. Não promovem nada de útil, com excepção de alguns conselhos úteis de vivência em sociedade, mas que se não o fizessem também não se dava conta.

    As novelas, eu diria que são o ópio (ou ficaria melhor "ócio"?!?!) das mulheres. As novelas têm enredos pelintras, todas elas (excepto as que se baseiam em obras literárias e mesmo assim depende da obra...) É só ver o enredo da Laços de Sangue...ah, esperem...essa não tem enredo, não serve.

    Resumindo, a nossa televisão promove o ócio. Faz as pessoas desaprender e acorrenta-as à ignorância. Desabitua-as de melhores actividades, portanto, reduz as suas vida ao tamanho da "caixa" que é. E isto é tão válido para os 4 canais como para os restantes.

    ResponderEliminar
  7. Eu estou feliz... aprendi uma palavra nova...agora é aproveitar a oportunidade para a usar lá no blog!! eh eh!!

    ResponderEliminar
  8. Dreia, não te vão faltar oportunidades, pois gente assim há aos pontapés... ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que a inteligencia e cultura, nao estao no que as pessoas veem nos tempos livres...mas sim o uso que fazem do que veem...

    Conheço imensos homens que veem novelas...e nao o dizem porque teem vergonha...

    Agora acho estranho, alguem que nao ve seja que canal for, que diga por exemplo, que "Laços de Sangue nao tem enredo" (olhe eu tambem nao sei se tem ou nao...pois essa nao vejo!!)

    Novelas sempre se viram...agora è que è pelintra ver...
    Querem agora dizer-me que a Tieta tinha melhor qualidade, por exemplo??? Pois se calhar nao...mas a familia juntava-se toda a ver!!

    Agora pronto...ta fora de moda, è vergonha dizer que se ve, etc...mas...para criticar...tem que pelo menos se ver um bocadinho...certo??

    È que eu nao gosto da casa dos segredos...mas sim, vi um bocadinho para dizer que nao gostei...
    Isto è so a minha opiniao...vale o que vale...

    (Epah deve valer pouco...è que eu vejo novelas!!!E nem todos os livros que eu ja li, me salvao!!!)

    Ups...Carlinha desculpa este comentario mais "mauzinho" se nao quizeres publicar...eu compreendo!!
    beijoca

    ResponderEliminar
  10. Secret Story? Blasphemy! O povo anda num marasmo cultural sem precedentes.

    Bullshit. Aquilo serve para desligar o cérebro quando se chega a casa do trabalho cansado. Serve de "descomplicómetro" :)

    Injecto séries da Fox nos olhos, aprendo com o canal História, actualizo-me com a SIC Notícias, exploro com o Discovery Channel, viajo com o Travel Channel, divirto-me com a MTV (já não tanto agora com o youtube...) mas também vegeto (de vegetar e não de Dragon Ball) com o Secret Story. No shame, just for laught and switch-off!

    ResponderEliminar
  11. Olá

    Pois eu NÃO CONSIGO mesmo ver a TVI, nem telenovelas portuguesas e brasileiras. Não sabia o que era a casa dos segredos até me falarem da criatura com 1 litro de silicone em cada mama! Claro que fui cuscar, credo, mas o que é aquilo??? Confesso que gosto mais da versão da Maria Rueff e do Monchique, HILARIANTE!!!

    Agora, séries, venham elas!!! Desde a Fox à Fox Life, AXN,Sic Radical, é só dar... neste momento, estou vidrada na Good Wife (esta deves gostas, carla), Camelot, Glee, Modern Family e outras.. Mas sempre que tenho um tempo livre leio e leio e vou colher a minha quinta do Farmville!!!

    Beijos

    Mas os nossos programas, esses desculpem, mas não consigo mesmo!!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...