terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dos 30

Acordei a sentir-me estranha. Ou melhor, deitei-me assim.
Sempre achei que o dia do meu 30º aniversário ainda estava muito longe. Afinal não estava. Tenho 30 anos. 30. Saí da casa dos vintes.


A ideia ainda não me tinha atingido até há cerca de duas semanas, quando, do nada, a minha querida mamã (palmas para ela neste dia por todo o esforço despendido e dores sofridas - contam os anais da história que foram 30 horas de trabalho de parto) se virou para mim com uma cara alarmada e me disse: "Que horror, estás quase a fazer 30 anos!". Eu sei o sentido que ela quis colocar na frase, mas caiu-me que nem uma bomba. É que ela diz que só se sente velha (tem 51 anos) quando olha para nós, filhos, e vê o quanto crescemos. Percebo, por isso, que para ela os meus 30 signifiquem que a idade está a levar-lhe a melhor.

Quando eu era pequenina e a minha mãe tinha 30 anos, lembro-me de olhar para ela e achá-la com "ar de mãe". Ou seja, achava-a velha o suficiente (na idade e no aspecto) para ter 2 filhos, um deles já na 4ª classe (aqui a je). E olhem que atendendo à época, ela nem sequer foi mãe assim tão cedo! Quando eu nasci já ela ia fazer 22 anos, estava casada e era uma mulher feita (pelos vistos, na altura as coisas passavam-se assim). Aos 22 anos estava eu em Lisboa ainda a estudar e o casamento era um plano a longo prazo. De facto, hoje em dia as coisas arrastam-se e protelam-se no tempo: primeiro estuda-se (os meus pais não andaram na universidade), arranja-se emprego, poupa-se dinheiro, compra-se uma casa, casa-se, espera-se uns 3 anos e só depois se tem filhos. Isto numa linha de pensamento dita "normal", ou melhor, segundo o percurso de vida que eu escolhi traçar e cumprir. Conclusão:  segui os planos todos e estou para aqui a ganhar teias de aranha! :P 

Eu costumava fazer contas de cabeça para saber que idade teria quando chegasse o famoso "ano 2000". Dezassete! Teria 17 anos! Uma mulher, pensava eu. Na verdade, era eu uma pita imberbe, como me relembram as fotografias dessa noite de 31/12/1999 para 01/01/2000. Se aos 17 eu já seria crescida, imaginem como é que eu achava que seria aos 30... Velha. Acho que a palavra certa é esta: velha.
O facto é que quando celebramos os 25 ficamos com a noção de que estamos mais próximos dos 30, mas que ainda temos tempo... Julgo até que mesmo aos 29 ainda nos sentimos "novos". Tudo muda com os fatídicos algarismos 3 e 0.

Portanto, de ontem para hoje eu passei de nova a velha. Faltam-me os filhos. :)


4 comentários:

  1. Agora via blogue, PARABÉNS, querida! :)
    Muitas felicidades, toneladas de coisas boas e vê lá se passas para a fase seguinte - a dos filhos! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns! E bem vinda ao mundo maravilhoso dos 30!!!!
    Sim, MARAVILHOSO, porque já somos "adultos" de verdade mas suficientemente novos para fazer o que nos apetecer.
    Aproveita e diverte-te, a idade está na mente e não número que a dita.

    Os filhos devem vir agora com os 30 por isso SEJAM MUITO BEM VINDOS 30 ANOS!!!

    Não penses tanto na idade porque na realidade não conta, a sério... Eu vou a caminho dos 36 e sinto-me nova, cheia de vida e energia para continuar a viver.

    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS! Espero que o teu primeiro ano de trintona te traga mil e uma boas surpresas, muita energia positiva, saúde, amor e trabalho e quem sabe... uma mini Carlinha!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Caraças, trinta horas de parto?! Eu levei 24 horas para vir ao mundo e foi um verdadeiro filme. Pobre da tua mãe!
    Ó gaja, idade é sabedoria, charme e glamour por estes poros todos fora!
    Parabéns e não te esqueças que a partir dos trinta é sempre a subir!

    Bjins ;)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns querida! Estas feita numa mulher maravilhosa!!
    Tua tem tem de se encher de orgulho e enche-se com certeza!!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...