domingo, 19 de agosto de 2012

Alerta vermelho

Esteve ontem uma pessoa a tomar uns belos banhos de sol e a nadar num mar fantástico e hoje tem que se fechar em casa para não ir pelos ares...
Meu caro anti-ciclone (o verdadeiro, não o Pauleta): toca a trabalhar com a eficiência do costume, ok? Nada de nos deixar mal desta vez!

Apesar das notícias indicarem um agravamento da situação nas últimas horas, a verdade é que a população não parece alarmada. Como quem diz: "à chuva torrencial e aos ventos fortes estamos nós habituados". Contudo, todo o cuidado é pouco e cá por casa as janelas vão ser todas bem fechadinhas, com excepção daquela que permitirá ao Maridão fotografar os relâmpagos.

Resta-nos pensar positivo e esperar que o "bicho" mude ligeiramente a rota...


Furacão “Gordon” já chegou às águas dos Açores



Protecção Civil recomenda que a população das ilhas reforce os telhados, portas e janelas e desobstrua o sistema de drenagem à volta de casa.
19-08-2012 12:14

Já se encontra em águas açorianas o furacão “Gordon”, que deve atingir o arquipélago na próxima madrugada. O instituto de Meteorologia dos Açores prevê que o olho do Furacão chegue à Ilha de Santa Maria por volta das seis da manhã de amanhã, com ventos de 130 quilómetros por hora e rajadas que podem atingir os 160 quilómetros. 

O furacão, que se formou no sábado, entrou cerca das 10h00 locais (11h00 em Lisboa) sobre a zona marítima dos Açores como categoria II, numa escala crescente até V, movendo-se para este a 35 quilómetros por hora. 

Para São Miguel estão previstos ventos entre 70 e 90 quilómetros por hora, com rajadas até 115 quilómetros. Em ambos os casos, acompanhados de chuva forte, trovoada e agitação marítima com ondas entre 14 e 16 metros. 

O Gordon deverá aproximar-se das ilhas orientais (São Miguel e Santa Maria) às 06h00 locais (07h00 em Lisboa) na segunda-feira, de acordo com centro norte-americano de furacões, citado pela agência AP. Por isso, os primeiros efeitos só devem começar a “sentir-se ao final da noite deste domingo”, como explica à Renascença Diamantino Henriques, do Instituto de Meteorologia dos Açores. 

Protecção Civil pede reforço de medidas de segurança 
O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores lançou um alerta para que a população tome medidas de segurança, antes e durante a passagem do furacão Gordon pelo arquipélago. 

A Protecção Civil recomenda, num comunicado, que a população das ilhas que serão atingidas pelo furacão reforce os telhados, portas e janelas e desobstrua o sistema de drenagem à volta de casa, como medidas de prevenção. 

Antes do furacão atingir os Açores, a população deve ainda guardar todo o equipamento solto no jardim, acautelar os animais e as alfaias agrícolas e ancorar os barcos ou colocá-los numa área mais segura. 

Durante a intempérie, a Protecção Civil aconselha a população a manter a calma e acalmar os outros e a seguir as instruções transmitidas pela comunicação social, acrescentando que as pessoas não devem sair de casa, a não ser numa situação de absoluta necessidade, e em caso de se encontrarem fora de casa, devem procurar abrigo imediatamente.



5 comentários:

  1. Opá, e eu já a imaginar o Pauleta, com um queijo Terra Nostra, a batalhar contra o Gordon!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dava um novo anúncio para a Terra Nostra! :D

      Eliminar
    2. Eu bem sabia que tinha passado ao lado de uma grande carreira :(

      Eliminar
  2. Espero que não faça muitos estragos, ou então que mude de rota.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz o rescaldo da coisa. Felizmente está tudo bem!

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...