sábado, 9 de novembro de 2013

14+6

É... Acho que isto aqui vai virar um diário da minha gravidez. Aguentem-se à bronca!
Não estará, no entanto, repleto de informações coisinho-fofi (como diria Titia Pólo Norte), até porque de fofinho isto não tem tido nada até agora. :P

Amanhã completamos 15 semanas de gestação. Acabei de entrar no segundo trimestre e este bebé já me dá quase tanto trabalho como se estivesse cá fora.

Eis o rescaldo:

Os enjoos nunca mais passam. Ontem estive maldisposta (mesmo!) desde que acordei de manhã até ter posto os dedos à boca pelas 20:00. Péssimo! Se antes me apercebia que a má disposição era equivalente a fome (o organismo fica estúpido e deixa de dar sinal de fome para passar de vez às dores de estômago), agora empanturro-me e não resolve. Ontem tentei lidar com o problema comendo pouco a pouco: cereais, fruta, sopa... Parece que não fazia a digestão e que ia ficando tijolo em cima de tijolo. Às tantas, desesperada já e farta de estar na cama a ver se me passavam as náuseas, levantei-me, debrucei-me sobre a sanita e toma que lá vai disto. Três jactos de vómito que me deixaram sem forças e toda a tremer. Demasiada informação? Amanhem-se, que o pai da criança teve que ouvir tudo mesmo ali ao lado e juro que não era um cenário nada glamouroso... :P

Seria de esperar uma sensação de alívio, certo? Não. Voltei para a cama ainda maldisposta e a arrotar. WTF? Quase chorei de desespero. Subitamente as dores tornaram-se mais intensas e comecei a pensar em comida. Again: WTF?! 
"Ora deixa cá ver... Sopa de tomate: acabei de a vomitar. Deus me livre! Croquetes com esparguete: comi ao almoço e nem pensar em ver carne novamente. Almôndegas com arroz frito: é carne; não consigo. Cereais? Já não posso com aquele mel dos Golden Grahams... porque me tiraram os meus Chocapic?!".
Plim! Fez-se luz. Pão com manteiga. Dores terríveis de estômago e uma vontade imensa de comer pão com manteiga... Marido lá saiu de casa para ir ao hipermercado comprar pão. O homem a caminho e ligo-lhe para trazer bananas. Deu-me o desejo de comer pão com manteiga e banana, a minha refeição favorita desde que me lembro que sou gente. Consiste tão simplesmente numa sandes barrada com manteiga e recheada com rodelas de banana e era o truque da minha mãe quando eu não queria comer mais nada.
O homem chega a casa e eu contorço-me toda com dores. Tenho vontade de vomitar outra vez. Aparece-me então com duas sandes, às quais me agarro como se não comesse há 15 dias. Gente! Isto não é normal!!!

Aversões: azeite. Não consigo pensar nisso, sequer, que se me dá uma volta ao estômago. Fico doente só de imaginar pratos que tenham sido confeccionados com azeite. Muito ou pouco. Argh! Conclusão: carne ou peixe... dispenso, obrigada. Mas faço um esforço! É que por mim passava o dia a fruta.

Enjoos à parte, continuo magrinha, mas já recuperei os 1,5 kg que havia perdido no primeiro mês. Foram todos para as mamas, parece-me... Os meus soutiens sexy foram substituídos por tops reforçados daqueles de usar no ginásio. São a única forma de me sentir confortável. A barriga começou a dilatar e já estou a usar cinta de gravidez, daquelas com suporte elástico na zona do baixo ventre. Suporta-me o peso incrível que já sinto e um ligeiro desconforto nas costas. Com esta barriguinha já não tenho posição... imagino com uma barriga de 8 meses...! Já não consigo dormir de barriga para baixo e já preciso de uma almofada para me ajudar nas mudanças de posição. Tenho uma daquelas em forma de triângulo (pirâmide, talvez) que se tornou uma grande amiga nesta última semana.

Já não consigo dobrar-me para a frente como antes. Tenho de abrir as pernas e agarrar na barriga para me baixar. Sinto pseudo-dores menstruais. É o útero a crescer para acomodar o bebé e rasgam-se-me as entranhas. Parece-me que a cria vem grande, pois esta zona da barriga (baixo ventre) está duríssima, como se o bebé estivesse mesmo aqui em baixo a ocupar todo o espaço que pode. Quando lhe toco é como se tivesse levado pontapés, de tão dorida que me sinto.

As insónias continuam, com dias a adormecer por volta 4:00 da manhã e outros pelas 00:00. Já não sinto tanto sono durante o dia, porém. Os enjoos não deixam, verdade seja dita...

A minha pele está um nojo. Tenho mais borbulhas agora do que durante a adolescência inteira. O cabelo cai-me que nem folhas no Outono, mesmo depois de lhe ter pregado uma grande poda. O olfacto está apuradíssimo, o que não é uma coisa boa, pois agora identifico cheiros onde provavelmente nem os há... A visão piorou. Estou míope como quando tomava Sertralina. Vejo novamente a televisão desfocada e sinto necessidade dos óculos quando conduzo. Não os posso usar pelos simples facto de terem as lentes todas riscadas pelos dentes da Emma... Não perguntem.

Roupa: ainda não tenho corpo para usar roupa de pré-mamã e as minhas calças ainda me servem. Isso é péssimo, na verdade. É que não consigo usar roupa justa sem me sentir sufocada. Trocava já as t-shirts e camisas por túnicas largas. Mas ia parecer vestida por alma de alguém.

Em suma: não estou a achar nada engraçado este suposto estado de graça...




10 comentários:

  1. Nope ...continuo a não entrar numa dessas! Imagina eu com mais kg no mamassal!!! Só de carrinho de cantoneiro para acartá-las e à barriga. Nope. Não me parece de todo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho condições de te incentivar a nada, rica filha! Lol

      Eliminar
    2. Nikitas como somos, ainda padeço dos mesmos males. No, no, no...

      Eliminar
    3. Não duvido! Mas despacha-te lá com isso, que acho que deve piorar com a idade...

      Eliminar
    4. Já fiz as contas e não quero: a miúda quando estiver nos 13, 14 anos vai apanhar-me com 50, 51 anos. Ela na adolescência, eu na menopausa! No way! Hell, no way! Detesto adolescentes, detesto a menopausa! Será o pior de dois mundos! Hell, no!

      Eliminar
    5. Está caladinha e trata lá do assunto, mas é! Conselho de amiga...

      Eliminar
  2. Deve ser horrível! Felizmente nunca tive enjoos ou azia!

    ResponderEliminar
  3. Deve ser horrível ! Felizmente nunca passei por isso. Nunca tive qualquer enjoo ou azia. As melhoras. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Carlinha, Relax.
    Eu enjoei como uma perdida até ao 4º mês e depois como por milagre aliviou e muito.
    Depois passou a ser uns enjoos esporádicos. Claro que nenhuma gravidez é igual. Mas tenta encarar isso como um bom sinal. Enjoos é sinal que a gravidez está a desenvolver normalmente ( Eu pensei assim, mas se calhar foi por ter tido 1 aborto da 1º vez que engravidei ) Mas são sacrifícios que fazemos pelos nossos filhos  Esses corisquinhos começam cedo . Dão trabalho desde que estão no ventre.
    Muita força e vais ver que 9 meses passam num instante e que quando tiveres a tua menina nos braços os enjoos vão te parecer uma coisa muito distante e sem importância.

    ( viste, disse menina. Esse é o meu feeling  ) Já sabes o sexo ?

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Aqui 38 semanas...
    Amiga, o mal estar é o quadrado e dores em todo o lado mas ainda não são 'as dores' de verdade, por isso é aguenta e não chora.
    Eu saltei a parte dos enjoos mas há um mês para cá que tenho tudo ao mesmo tempo, desde azia de morte, dores nos pés, pernas, mãos e braços...
    Agora juntei ao clube de dores, dores no fundo da barriga, e no fundo das costas, que é já a preparar me para o que aí vem. A barriga está tão dura que nem te digo nem te conto. O puto não pára... só pontapés e amiga, para bebé tem uma força descomunal que nem sei se grite se chore...
    Já tive umas duas vezes uma dor imensa (ainda que seja só uma pequenina amostra, pelo que me dizem), aqui no baixo ventre, como se fosse dor de período, mas passou logo.
    Não consigo dormir, não há posição para nada, passo a vida no wc, estou com uma cara com umas olheiras profundas, uns lábios enormes, o cabelo nem vale a pena falar, não há maneira de o manter lavado e no lugar, parece um ninho de ratos.
    A minha roupa parece tendas e nem vontade tenho de me arranjar de tão cansada e dorida. Os pés além de inchados cresceram e tive que comprar calçado para não andar de chinelos ou descalça.
    Fui uma grávida feliz até há quase um mês atrás, agora quero é que o bebé nasça e pronto. A ansiedade mata me. Estou morta por chegar a hora H, tenho medo de não me aperceber que chegou a hora H, tenho medo que o bebé não esteja bem, tenho medo que o bebé seja enorme (como o pai foi), tenho medo da hora H, tenho saudades de ser eu, tenho saudades do meu corpo, com mamas muito mais pequenas e perfeitinhas...
    E é isto...
    Assim que te passem os enjoos, aproveita que o último mês é de bradar aos céus.
    Beijos enormes.
    Há, a minha pele esteve sempre impecável até agora e dizem que quem tem a pele estragada é porque vão ter meninas. A verdade é que vou ter menino e por isso, no meu caso está certo.
    Beijos

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...