terça-feira, 31 de julho de 2012

É p'ra rir ou p'ra chorar?







31 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu bem vos disse que esta turma era qualquer coisa fora do normal!

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    2. O que me assusta, é quantas turmas destas existirão!...

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    3. Existem muitas, Benedita. Muitas! Mas esta é, definitivamente, a pior a que alguma vez dei formação!

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  2. Ok, a primeira poderia ser minha aluna!!!
    Quanto aos outros, bem...
    Gritas p'a caraças, hem? :p

    Agora em tom mais sério:esta gente não consegue elaborar um texto com cabeça, tronco e membros e sem erros ortográficos?
    É que, lendo os textos, diria que foram feitos por miúdos de 12 anos...

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    1. 12 anos??!?!

      Na 3.ª Classe eu já fazia composições destas!! lolol
      Por amor de Deus....

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    2. A primeira é qualquer coisa de inexplicável, Corisca. Tinha mesmo que estar no ensino especial. Não sei como é que passou da 4ª classe! No outro dia eu estava a passar revista aos cadernos (sim, eu sei que sou uma ditadora, mas quando estou a ditar matéria gosto de ir passeando pela sala a corrigir as asneiras que eles vão escrevendo) e vi que ela tinha escrito "o trabalha devi sar assiste e ponto aula", que significa, na "língua" dela, "o trabalhador deve ser assíduo e pontual"...
      Eu não te disse que gritava?! Imagina então se eu não gritasse...
      Mas não posso ser assim tão má porque eles hoje, como despedida, ofereceram-me uma écharpe. :) Quer dizer que gostam qualquer coisinha de mim... ;)
      Quando eu saí da 4ª classe já escrevia como uma mulher grande! Com a professora primária que tive, nem no final do 1º ano já eu dava erros daqueles!

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    3. Pedro: na 3ª classe, ai de nós se escrevessemos um único erro ortográfico. A minha professora era adepta de ditados e o n.º de erros dados correspondia ao n.º de carolos na cabeça levados.

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    4. Pronto, 3º ano...Ando desfasada do ensino regular, isso aqui é mais especial. Mas, pelo que eu fui vendo das provas do 6º ano, já não se fazem 3º classes como antigamente.

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    5. Olha, cheira-me a dislexia! Mas dislexia mesmo (sem querer desculpar a moça, que eu não sou destas mariquices)!
      Quanto aos erros, eu sou do tempo dos "bolos", a modos que não havia hipótese de se errar uma segunda vez (confesso que nunca levei nenhum, mas arrepiava-me de ver os outros a levarem)...
      Hoje em dia, arrepio-me com o que leio, em vários anos, em diversos tipos de ensino. É com cada assassinato à língua que até se me dói a alma...

      Se te serve de consolo, eu também faço vistoria aos cadernos, às capas e às fichas. Corrijo tudo a vermelho e obrigo-os a copiarem os erros umas boas vezes (ó, o horror, o drama, a demagogia!)...

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    6. Somos mesmo umas Nikitas! LOL
      Também corrijo tudo a vermelho e os erros são BEM assinalados!
      Demagogia? Ditadura? Olha, a minha professora primária deu-me uma única rabada e em jeito de brincadeira porque eu não parava de conversar com uma colega. Mas com ela não se brincava e todos tinham medo dela que se pelavam! Vi colegas engolirem cigarros e tudo! Andámos ali que nem soldados e só lhe tenho a agradecer por isso. Sei que ela foi a grande responsável pelo meu sucesso académico!
      Ela tinha o hábito, desde o 1º ano, de nos mandar como TPC um exercício (entre milhões de outros) a que chamávamos "as palavras" e que consistia em termos que escrever 3, 6, 9 vezes (ou aquelas que ela mandasse) a mesma palavra. Assim, não havia maneira de alguma vez a escrevermos mal... :P
      Como eu digo sempre a estes demónios: "leiam, porque é lendo que vêem como se escreve!". Mas ninguém quer saber dos meus conselhos. Estremecem da cabeça aos pés com os meus gritos, mas não querem saber de se educar. :( Sabes o que me assusta a sério? É que esta gente tem filhos. O que vai ser daquelas crianças?
      Se bem que, quer tenham a 4ª classe, o 9º ano ou uma licenciatura, o que não falta para aí é gente a escrever chinês... Verdadeiros assassinatos, como tu dizes!

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    7. Ah! E dislexia? Não creio. Acho que é só burrice, mesmo! Mas gostaria que a analisasses. É que um pessoa que nasceu nos anos 70 não pode ter apanhado, com certeza, os mesmos facilitismos na primária como os que se têm vindo a verificar dos anos 90 em diante... Como é que a passaram da 4ª classe? Só se já tinha 15 anos...

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    8. hum, se ela é dos anos setenta, deve ter perdido anos para corisco. Mas, na minha altura (e eu sou de 77) não me lembro de ouvir falar em ensino especial. Na verdade, o ensino especial estava todo concentrado numa escola e os outros, os normais com outras problemáticas, eram inseridos nas escolas regulares. Chumbavam, eram chamados de burros, mas a verdade é que jamais tiveram um acompanhamento adequado (refiro-me a professores do ensino especial com técnicas para a dislexia e afins).
      A maneira como ela escreveu o que tu disseste parece típico de dislexia auditiva, onde a pessoa não consegue fazer corresponder os sons que ouve às letras que escreve (se a comunicação for fraca, com linguagem insuficiente, quase que ponho as mãos no fogo...Quase!). Ela ouve o que dizes, mas como não associa os sons aos grafemas, escreve palavras impensáveis.

      Mas pronto, esse foi o meu primeiro pensamento. Que há boa gente, sem dislexias e afins, que escrevem mal como o estupor!

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    9. Lendo agora as tuas explicações chego à conclusão de que és bem capaz de ter razão. O que mais me chamou à atenção foi o facto de ter-lhe dito "escreve como tu ouves! Olha para a minha boca!" e mesmo assim tê-la visto a olhar para o caderno como se aquilo fosse um bloco de cimento. Não raras vezes tive de lhe soletrar as palavras. Realmente parece que ela não consegue passar para o papel os sons que ouve....

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    10. Ah! E sim, a comunicação é fraca e com linguagem insuficiente.

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    11. Pronto, está resolvido. Agora, quando eu for presa por contrafação, às custas de um Louboutin 35/36, não te esqueças de me safar a pele, ok?

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    12. Sempre te disse que sim! E é de graça e tudo! :)))

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    13. Lá me vais fazer perguntar à sogra onde arranjar a contrafação. Parece-me que terei de ir a terriolas de França :p

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    14. Já te disse que não te quero ver em apuros. Mas afinal de contas uns Louboutin valem o sacrifício, não? ;)

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    15. Uns Louboutin valem o sacrifício, sim senhora! E não me vês em apuros porque havendo feiras, estas são nos arredores das cidades, mulher. Digo que vou à terriola comer um fois gras(berghhhh) e saco de uns Louboutin...Tcharam!

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    16. Parece-me um plano perfeito! És um génio do mal! Ahahahahaha! (gargalhada maquiavélica)

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  3. É assustador! As nossas escolas estão cheias de exemplos destes. O que será o futuro delas e de todos nós, porque o problema a todos afecta. É no que dá os professores/formadores terem que sistematicamente baixar o nível de exigência e terem que passar os meninos para o ano seguinte. Dizem que é dramático retê-los no mesmo ano. Repito, é assustador.

    Beijinho,
    AC

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    1. Eu fico doida quando me dizem que não posso chumbá-los! Pois então vão fazer testes de recuperação até atinarem de vez com a matéria. Dois, três, quatro... os que forem preciso! Passar alunos por favor é que eu não faço! :P

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    2. Boas notícias: já se podem reter os meninos! Houve alteração da portaria e os meninos vão começar a serem retidos. Eu como nunca fui apologista do facilitismo, do passar por passar, até respiro de alívio: até que enfim que esta gente abre os olhos! Não sei de que serve chegarem ao quarto ano, a nível do segundo. É só bonito para inglês ver...

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    3. Vou poder chumbá-los? Vou poder chumbá-los? A sério?! Yeahhhh!!! :D

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    4. Que boa notícia!
      Este ano lectivo que está mesmo a acabar foi o primeiro em que dei formação. "Toda" a gente passa os meninos, em parte, percebi porquê. Fui das poucas que chumbou duas formandas. Ai a trabalheira que deu. Ai a burocracia. Dei por mim a perceber que em todas as outras disciplinas toda a turma tinha passado. LOL. O sistema estava mesmo feito para se passar os meninos. Enfim, oxalá que a CoriscaRuim tenha razão e se comece a reter os meninos.

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    5. É mesmo isso, AC: ninguém se atreve a chumbá-los porque depois dá muito trabalho. Está bom para mim, está... Não sabe, não passa. Clear as water! :P
      Sou má, eu sei. ;)

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  4. LOL... é inegável... tu berras muito!! :D

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    1. Eu já vos tinha avisado que sim... ;)
      Mas se eles são como tu vês comigo a gritar, como seriam se eu não gritasse? Este mundo está perdido e a minha contribuição para tentar salvá-lo são os meus super-gritos. LOL

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  5. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

    Não consigo "dizer" mais nada

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    1. Estás a ver? Estás a ver? :) Eu não exagerava quando falava das capacidades intelectuais dos meus formandos, pois não?
      É de ficar de queixo caído, admite lá, aBelha... ;)

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