segunda-feira, 7 de maio de 2012

Há coisas que me ultrapassam

No site da revista Pais & Filhos deparei-me com este artigo que me deixou, literalmente, boquiaberta. 
Sim, sou muito expressiva e arregalo os olhos e fico de boca escancarada quando alguma coisa me surpreende. Esta, então... 

Então não é que um estudo feito concluiu que "mais de metade dos jovens universitários portugueses não se sentem [esta frase está mal escrita, mas tenho que resisitir ao ímpeto de a corrigir porque estou a fazer uam citação. Grrrrr] devidamente informados sobre sexo seguro e contracepção"?! E ainda que "esta população, com uma faixa etária entre os 18 e os 25 ou 29 anos, não é tão esclarecida como seria expectável"?!

Como é que é?! Jovens universitários? Criaturas com 29 anos??? Mas isto é algum tipo de brincadeira? Se me falassem de alunos do secundário, eu já achava criticável, mas ficava menos chocada.
Isto não é normal. Não pode ser. Em que mundo vivem essas criaturas?
Não se justifica tamanha ignorância quando o que não falta por aí são livros, informação 24 horas por dia disponível na internet, professores dispostos a informar e ajudar (been there, done that!), pais esclarecidos, actualizados e realistas dispostos a garantir que os filhos tenham dois dedos de testa no que toca a essas coisas básicas (admito que nem todos são assim, mas nesses casos existem os outros meios que referi). Cultivem-se, minhas bestas! Isto não é astrofísica nem se trata de descobrir a cura para o cancro. São informaçõezinhas extra para os vossos cérebros do tamanho de ervilhas que podem salvar a vossa vida: quer protegendo-vos de uma DST, quer evitando uma gravidez indesejada que pode acabar com os vossos sonhos e planos e, sobretudo, lixar a vida a uma criança que não tem a culpa de vir ao mundo. 

Eu juro que este tipo de notícia me deixa perplexa! Se se tratasse de um país do 3º mundo (não é que estejamos muito longe...), acho que ainda conseguia desencantar em mim um bocadinho de compreensão; agora vivendo na dita "sociedade da informação" e na "era da globalização", essa ignorância é absurda! Inexplicável! Devia dar direito a multa. A sério que devia! Há que fazer qualquer coisa a esse respeito porque com meras campanhas de sensibilização não vamos lá. Distribuir preservativos é o mesmo que lhes dar balões de água para para brincar. A Educação Sexual devia ser uma disciplina obrigatória e a aprovação do aluno na mesma condição obrigatória para concluir o secundário (o melhor mesmo era o 3º ciclo, mas vá, concedo esta). Estamos a falar de VIDA, gente! Estou seriamente convencida de que estarem dotados do conhecimento necessário nessa matéria é muito mais importante do que saber resolver equações ou redigir um texto sem erros ortográficos (vêem como este assunto me afecta os nervos de tal forma que até consigo passar por cima da questão do Português mal escrito?!).

Há coisas que me deixam fora de mim!




4 comentários:

  1. Mandem os universitários à minha escola, que as miúdas de 10 anos dão-lhes umas explicaçõezitas! (fui má, não fui má?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Má??? Tens é toda a razão! Os pequeninos sabem demais e os grandes são uns babacas. Mas aí ficávamos com outro problemas, ainda por cima do foro legal... Este mundo anda todo ao contrário!

      Eliminar
  2. Eu fico incredula porque se somos o pais que mais telemoveis tem, mais internet usa, e que temos menos crianças logo sobra imenso tempo e meios para se informarem, pelo menos cá em casa anda tudo informado e esclarecido que ao contrário do que possam pensar algumas mentes dementes pais de filhos adolescentes e jovens adultos informação a mais não faz mal, faz bem. Em conversas curtas, curtissimas que me falta logo a pachorra, sei que há pais que pensam que se os filhos estiverem na ignorancia está bom, está é mal que sexo há sempre não há é medidas para evitar tudo o que disseste, porque se a pergunta fosse se eram virgens ias ver os resultados. Até porque se estiverem bem informados podem fazer escolhas em consciencia. Agora venham lá mais pedras que desta sou libertina, não me safo de ser apedrejada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levamos as duas com as pedras, está descansada!
      Somos um país de ignorantes, está provado! Ai, o país está pobre? A maior pobreza é a de espírito!
      E tenho a certeza que tens razão quando à questão da virgindade: se fossem fazer uma sondagem entre miúdas de 16 anos, 98% respondia que já tinha tido relações sexuais. Podem não saber um cu sobre sexo seguro, mas o que interessa é fornicar que nem coelhos. Eu não sei onde andam os pais dessa gente. Juro que não sei.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...